sexta-feira, 12 de junho de 2015

"Chateado" ou "Chatiado"?

Dúvidas como estas
são muito frequentes,
mas há uma razão para isto.


A razão é que muitas palavras são escritas e/ou pronunciadas em duas ou mais formas diferentes. Geralmente uma das formas é que é a considerada gramaticalmente correta, mas as outras formas são usadas com tanta frequência que acabam sendo consideradas como "aceitas", embora não corretas. É o caso, por exemplo, da palavra "teoria", que muita gente pronuncia como "tiuria" embora mantenha a grafia "teoria".
Ultimamente tal dúvida vem ocorrendo com muita frequência com relação à palavra "chateado" (esta é a forma correta). Muita gente escreve e pronuncia "chatiado". Neste caso, para eliminar a dúvida, basta lembrar o seguinte:
"Chateado" é uma palavra usada na linguagem informal. Mesmo assim, é um adjetivo e, como tal, tem que ser usada na forma gramatical correta, seguindo as mesmas regras gramaticais das palavras formais. Significa "triste", "magoado", "decepcionado", "mal humorado". A forma feminina é "chateada". Geralmente nós a pronunciamos como "chatiado", mas como é um adjetivo relacionado ao verbo "chatear" (esta é a grafia correta do verbo), a forma correta tem que ser "chateado" ou "chateada".  O mesmo ocorre com "chateação", que muita gente pronuncia e escreve erroneamente como "chatiação".
 

Observação importante: 
Por serem palavras de linguagem informal, "chateação", "chateado", "chateada" e "chatear" devem ser evitadas em redações nas provas (Enem, concurso público, vestibular, etc.), pois estas requerem linguagem fácil de ser entendida por todos mas, ao mesmo tempo, formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário