quinta-feira, 18 de junho de 2015

"Pastoral" e "Pastoril"

Apesar destas diferenças,
a palavra "pastoral" pode também
ser usada com o mesmo significado de "pastoril".
Algumas pessoas
tem usado 
a palavra "pastoril"
para se referir 
à criação de animais
e tem sido criticadas negativamente por isto.



Isto comprova que muita gente não sabe que a palavra "pastoral" pode também ser usada com o mesmo significado de "pastoril", pois ambas derivam de uma mesma origem: a palavra "pastor". "Pastoral" é o nome que se dá às atividades dos pastores, que nos setores rurais são as pessoas que atuam como guias de rebanhos, especialmente de carneiros e ovelhas e de animais bovinos. Os líderes de algumas igrejas são também chamados de "pastores" por serem considerados guias das pessoas que fazem parte dessas igrejas, e suas atividades são também chamadas "pastorais". 
Também são chamadas "pastorais" as ações de cunho social que são realizadas pela Igreja Católica por meio de voluntários. Neste caso são conhecidos os grupos como a Pastoral da Criança, a Pastoral da Saúde, etc.
"Pastoril" é o nome dado a um tradicional folguedo popular muito comum nos estados do Nordeste do Brasil, realizado entre o Natal e o dia dia dos Reis Magos - ou "dia de Reis" (dia 6 de janeiro). Também é o nome que se dá a pinturas, fotografias e desenhos que representem cenas da vida pastoral - ou seja, de pessoas guiando carneiros, ovelhas ou bovinos. Entre as palavras que podem ser usadas como sinônimas de "pastoril", estão "bucólico" (simples, singelo), "campesino", "rural" (desde que se trate de atividades do pastor que cuida de animais), etc. Note que, às vezes, a palavra "pastoril" pode ser usada com o significado de "pastoral", mas é preciso observar com cuidado a conveniência dessa substituição.

Fontes:
  • Dicionário Aurélio Buarque de Holanda - Editora Positivo
  • Dicionário Silveira Bueno - Editora FTD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário