A eficiência é a forma certa de fazer as coisas. A eficácia é a forma ainda melhor de fazer as coisas certas. |
ensinam que
"eficácia" e "eficiência"
são sinônimos.
No entanto, seus respectivos significados são diferentes. Numa empresa, um funcionário eficiente é aquele que sabe fazer as coisas do jeito certo, mas um funcionário eficaz é aquele que consegue obter os resultados necessários. Portanto, "eficiência" significa desperdiçar algo, fazer gastos desnecessários, mesmo quando se consegue obter o resultado desejado ou necessário, mas "eficácia" é o resultado desejado ou necessário obtido sem problemas. Um método de trabalho pode ser ao mesmo tempo eficiente e eficaz, mas pode também ser apenas eficiente.
Em termos mais detalhados, "eficiência" é o ato de fazer as coisas corretamente, cumprindo obrigações, conseguindo objetivos, mas cometendo algumas falhas que, mesmo que o trabalho seja bem sucedido, possa representar problemas posteriores. "Eficácia" é o ato de também fazer as coisas corretamente, cumprindo obrigações, mas conseguindo os objetivos sem cometer falhas que possam se tornar problemas. As falhas ocorrerão de qualquer jeito porque ninguém é infalível, mas o eficaz falha menos. Por outro lado, a eficiência pode posteriormente causar a eficácia se as falhas cometidas antes forem vistas como lições para que elas não se repitam nas próximas oportunidades. Todavia, podemos resumir isto da seguinte maneira: "fazer com eficiência" é fazer bem feito; "fazer com eficácia" é fazer melhor.
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