quarta-feira, 1 de julho de 2015

"Fato" e "Realidade"

São palavras
cujos significados
estão mais relacionados a opiniões pessoais
do que a um senso comum.





Mesmo em dicionários, encontramos as palavras "fato" e "realidade" como se tivessem o mesmo significado. A realidade é, em senso comum, interpretada como "tudo que existe", mas esse "tudo" inclui apenas o que as pessoas podem ver, sentir, perceber ou compreender. Como os sensos de percepção, de visão e de compreensão sobre uma mesma coisa varia muito entre as pessoas, o que é uma realidade acaba se tornando, em muitos casos, um ponto de vista, uma opinião que pode estar certa para algumas pessoas e errada para outras. 
O que é real, portanto, para uma pessoa, é na verdade apenas aquilo que ela é capaz de compreender ou pelo menos pensa que compreende. O que escapa à sua capacidade de compreensão é, para ela, "ilusão", "fruto de imaginação". Entretanto, a ilusão pode ser um real, mesmo não sendo expressa de forma tangível, existe sob o ponto de vista ontológico.
A ontologia é uma parte da metafísica que estuda a natureza em relação ao que é realidade e à existência dos seres. Trata do ser como ser. Portanto, a imaginação, mesmo sendo ilusória, pode ser vista como realidade. Este é um dos principais fatores que diferem a realidade do fato, pois este se refere a elementos que possam comprovar a verdade. É por isto que se utiliza, em alguns filmes, a frase "Baseado em fatos reais". O filme não conta necessariamente uma história verdadeira, pode ser um filme de ficção, mas os fatos em que ele se baseia são verdadeiros. O que se chama "fato", neste caso, é o elemento que pode ser ou é real.
Por sua vez, a verdade pode ser algo que esteja de acordo com os fatos ou com a realidade, ou ainda as duas coisas. Portanto, a palavra "verdade" significa o que é real ou pode ser real de acordo com cada sistema de valores. Embora pareçam posições antagônicas, isto inclui o imaginário, a realidade e a ficção, estabelecendo conexões entre esses três fatores e a própria razão. Em suma, não há um consenso entre os significados iguais ou diferentes entre "fato", "realidade" e "verdade". São palavras cujos conceitos estão mais relacionados a pontos de vista, experiências pessoais do que a significados consensuais.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário