quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sobre os Erros Gramaticais nas Redes Sociais

"Errar é humano", 
diz um ditado.
Porém, 
evitar os erros 
sempre que for possível
é sempre melhor para todos.

É por isto que acho que toda pessoa que tem certeza de seus conhecimentos sobre algo deve ensinar a outras pessoas o que sabe. Não há razão para aprender algo e guardar essa aprendizagem para si ou para pessoas específicas. O conhecimento deve ser espalhado, colocado ao alcance de todas as pessoas, tanto quanto for possível. É por esta razão que faço estas postagens transmitindo ensinamentos gratuitamente para quem queira obtê-los.
Também é por esta razão que exponho ensinamentos sobre regras gramaticais em comentários e postagens nas redes sociais. Quem já se habituou a utilizar as redes sociais online como o Facebook nota frequentemente os erros gramaticais que com muita frequência são cometidos tanto em postagens como em comentários. Este é um dos fatores que demonstram as razões pelas quais ocorrem todos os anos os altos índices de reprovação em redações nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), nos vestibulares e em concursos públicos. 
Ao ver que em postagens feitas no Facebook algumas pessoas não gostam quando há comentários corrigindo os erros verificados nelas, expus o meu comentário a esse respeito numa dessas postagens e verifiquei, depois, que quase duzentas pessoas o "curtiram" (isto é, concordaram comigo). Também vi que muitas pessoas responderam ao meu comentário afirmando que concordaram comigo. Isto me fez decidir a expor aqui o texto que publiquei lá. É o que segue abaixo.

"Sempre que houver um comentário de alguém sobre um erro gramatical numa postagem, isto nunca deve ser visto como alguém tentando corrigir alguém. Isto deve ser visto como uma colaboração. Tal atitude dá ao autor da postagem a oportunidade de pesquisar a respeito para saber se quem fez o comentário está certo ou não. Com a pesquisa, aprenderá um pouco mais. No momento em que a pessoa tiver que fazer uma redação formal - coisa que com frequência acontece na vida de todo mundo, seja no vestibular, num concurso público, num texto para negociações, etc. - isto será de grande valor. Erros gráficos são coisas que qualquer pessoa pode cometer. Por isto é importante que essas colaborações sejam feitas onde outras pessoas possam vê-las, pois pode ajudar a esclarecer dúvidas delas também."

Nenhum comentário:

Postar um comentário