domingo, 20 de dezembro de 2015

O Significado de "Fisiologismo"

Ilustração: Etec de Fernandópolis
Há palavras
que são usadas
com maior frequência
em períodos de divergências políticas.


É o que acontece muito no Brasil durante períodos de campanhas pré-eleitorais, quando estão sendo denunciados e investigados escândalos com evolvimento de políticos ou em situações como a atual, em que se discute a possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Isto é salutar, posto que muitos jovens, especialmente estudantes, nos perguntam os significados dessas palavras. Isto comprova duas coisas: eles querem aprender mais e querem entender o que está dendo discutido. Atualmente tem sido muito utilizada a palavra "fisiologismo", e alguns jovens já me enviaram perguntas para saber o que ela significa.
Há muitas pessoas - inclusive entre os próprios políticos - que a usam com frequência só para dizer que sabe da existência dessa palavra, mas a empregam em contextos nos quais elas não fazem sentido, o que comprova que desconhecem seu significado. Isto, com certeza, prejudica o aprendizado dos jovens, que seguem o mesmo caminho tentando inserir esta e outras palavras em contextos com os quais elas não se relacionam. Atendendo a pedidos, após ter analisado o significado e a origem da palavra com a maior profundidade possível para ser o mais claro possível na explicação, informo que "fisiologismo" é todo tipo de conduta de servidores públicos, especialmente os chamados "políticos", para atender a interesses ou vantagens pessoais ou partidárias de forma desonesta. É um tipo de relação em que ações e decisões políticas ocorrem em troca de favorecimentos ilícitos. Infelizmente, o fisiologismo sempre ocorreu frequentemente em toda a história da política no Brasil.
Talvez alguém queira saber se o praticante de tal desonestidade é um fisiólogo ou um fisiologista. Neste caso deve lembrar que a terminação "logo" (da palavra grega "logos", que significa "estudo"), indica a pessoa que se dedica ao estudo de uma atividade ou uma ciência (geólogo, turismólogo, comunicólogohistoriólogo, etc.). A pessoa que se envolve em fisiologismos é fisiologista. O fisiologista é, portanto, um corrupto, já que a corrupção é o ato de um funcionário (de um governo, de uma empresa, etc.) usar de suas funções legais para praticar atos desonestos visando beneficiar-se ou beneficiar alguém por esses meios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário