sábado, 28 de fevereiro de 2015

"Onde" e "Aonde"

Os significados
são diferentes
e podem ser identificados facilmente.


Apesar disto, muita gente tem dúvidas quanto ao uso correto das duas palavras. Também há pessoas que usam uma com o significado da outra. Numa redação, isto obviamente faz com que o texto se torne confuso para o leitor. 
Em "aonde", a letra tem a mesma função que possui em frases como "vou a São Paulo", "fui ao cinema", etc. Ou seja: é uma preposição. A única diferença do "a" como preposição em outras situações é que neste caso a preposição vem junto com a palavra "onde", resultando em "aonde". Portanto, a palavra "onde" indica um lugar e a palavra "aonde" indica movimento com destino a um lugar. 

Exemplos:
- Estou em Vitória. Vitória é a cidade onde eu estou.
- Irei a Vitória. Vitória é a cidade aonde eu irei.
- Onde eu estiver...
- Onde você estiver...
- Aonde eu for...
- Aonde você for...
- Onde quer que você esteja...
- Aonde quer que você vá...

Resumindo: "aonde" tem o mesmo significado de "para onde". Entretanto, não se pode dizer, por exemplo, "para onde você for" ou "para onde quer que eu vá". Em casos assim, a palavra correta é somente "aonde". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário