quinta-feira, 23 de abril de 2015

"Mesmo" e "Mesma"

Esta dúvida 
é muito frequente,
mas é muito fácil
eliminá-la. 


O problema vem do fato de que "mesmo" e "mesma" são palavras cujos significados mudam de acordo com os contextos em que elas são inseridas. Por causa disto, a mesma coisa acontece com as expressões "eu mesmo" e "eu mesma". A palavra "mesmo" pode significar "o próprio", "realmente", "já mencionado", etc. Exemplos:

"O próprio":
- Eu mesmo disse isto. 

- A mulher deve dizer: "Eu mesma disse isto."

"Exatamente":
- O homem e a mulher devem dizer: "Eu disse isto mesmo", que significa "Eu disse exatamente isto".

"Realmente":
- O homem e a mulher devem dizer: "Eu disse mesmo isto (ou isto mesmo)", o que é o mesmo que dizer "Eu realmente fiz isto".

Referência à própria pessoa que fala:
Homem - "eu mesmo", "a mim mesmo".
Mulher - "eu mesma", "a mim mesma".

"Ela própria" ou "ele próprio" numa referência a outra pessoa: "ele mesmo" e "ela mesma".

Uma situação semelhante acontece com "nós mesmos", "nós mesmas" e "nós mesmo". Quando uma mulher ou mais mulheres se referem a um grupo somente de mulheres no qual ela (ou elas) está (ou estão) inserida(s), devem dizer "nós mesmas". No entanto, ao se referirem a um grupo de mulheres e homens do qual elas fazem parte, devem sempre dizer "nós mesmos". Qualquer pessoa que queira se referir ao grupo ao qual pertence querendo dizer "o próprio grupo" deve usar a expressão "nós mesmo" (não "mesmos") por significar "o mesmo grupo". 

Foto: Arquivo Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário